DIABETES – Tipo 2 , Sintomas , Mellitus , Tratamento → (CONFIRA)

A diabetes é uma doença que atinge quase 7% dos brasileiros. Esse distúrbio altera diretamente o modo como o organismo absorve glicose, o que pode gerar uma série de consequências. Você sabia que, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas estão convivendo com a diabetes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, isso representa quase 7% da população. Isso sem contar as pessoas que não foram diagnosticadas. Na verdade, a demora para o diagnóstico da diabetes é um dos fatores interfere diretamente no surgimento de quadros mais complexos. Não é à toa que muitos brasileiros descobrem que tem a doença quando ela já está mais avançada.

Essa falta de hábito dos cidadãos de procurar um médico acaba gerando sérias consequências. Isso porque, quando o distúrbio não é tratado, ele pode gerar danos aos órgãos, bem como no sistema nervoso e vasos sanguíneos. Por conta disso o Brasil tem registrado números cada vez mais altos de diabetes. É por esse motivo que é muito importante que s brasileiros se preocupem mais com a sua saúde.

O que causa Diabetes?

A diabetes é causada quando o corpo não consegue produzir insulina, ou, utilizá-la de maneira correta. Esse hormônio tem papel fundamental no nosso corpo. É ele que controla a glicose no sangue e ajuda as células a absorverem ela.

Diabetes

Esse tipo de distúrbio na produção dessa substância pode ocorrer por vários fatores de risco. Entre os mais comuns estão:

  • Pré-disposição genética;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Má alimentação;
  • Hipertensão
  • Colesterol alto entre outros.

Apesar de esses serem os fatores de risco que podem desenvolver a diabetes, outros elementos também podem desencadeá-la. Diversas vezes, uma pessoa considerada saudável tem um quadro do gênero. Por isso ir ao médico é essencial.


Confira também:


Sintomas de diabetes

Os sintomas de diabetes podem variar conforme o seu tipo. Além disso, dependendo do metabolismo da pessoa, eles podem surgir em diferentes intensidades. Contudo, três sinais são considerados presentes em todos os tipos. Caso você observe um deles, vá imediatamente a um médico.

diabetesMais idas no banheiro – Um dos sintomas de diabetes mais comuns da diabetes é o aumento do volume urinário. Você não só sentirá mais vontade de ir ao banheiro, como a quantidade de xixi também aumentará.


diabetesSede excessiva – Como as células não estão recebendo a quantidade de glicose correta, o seu organismo irá exigir mais água. Logo, você começará a ingerir mais líquidos e a ter sede excessiva.


diabetesMais fome – Por fim, o terceiro sintomas de diabetes tipo 2 comum é o aumento do apetite. O motivo é o mesmo da sede excessiva. Seu corpo não está tendo a quantidade correta de glicose.


Apesar de esses serem os sintomas de diabetes mais comuns, cada tipo da doença tem seus sinais próprios. Por conta disso, o ideal é que você visite o médico regularmente para evitar um diagnóstico tardio.

Diabetes Mellitus

A diabetes Mellitus ocorre quando o seu pâncreas não está conseguindo produzir a quantidade de insulina suficiente. Em alguns casos, o órgão pode até não gerar esse hormônio, o que acaba fazendo que a glicose não seja utilizada.

Diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes melittus representa entre 5% e 10% dos diagnósticos.  Geralmente, é diagnosticada em crianças e adolescentes, mas também existem casos em adultos. Os principais sintomas de diabetes são:

  • Excesso de sede;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Vontade excessiva de urinar;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Aumento do apetite entre outros.

A diabetes Mellitus geralmente demora para ser diagnosticada. Isso porque, os sintomas de diabetes são parecidos com de outras doenças. Logo, muitas pessoas acabam deixando para lá e não procurando um médico.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é a mais comum. Nesse caso, o seu organismo acaba ficando resistente a insulina. Isso acaba fazendo com que o seu corpo não consiga controlar a taxa glicêmica. Ela é mais comum. Cerca de 90% das pessoas que são diagnósticas possuem a diabetes tipo 2. Ela é mais comum em adultos, mas também pode aparecer em crianças. Os sintomas de diabetes tipo 2 mais comuns são:

Diabetes

  • A visão começa a ficar embaçada e turva;
  • Feridas demoram mais tempo para cicatrizar;
  • Surgimento de furúnculos;
  • Formigamento nos membros inferiores;
  • Aumento de infecções.

Apesar da diabetes tipo 2 ser diagnosticada com mais facilidade, ela é extremamente perigosa. Quando não tratada de maneira correta, ela pode gerar várias consequências, incluindo a amputação de membros, por isso é importante conhecer os sintomas de diabetes tipo 2.

Diabetes gestacional

Essa diabetes se desenvolve durante a gravidez. Ela surge por conta das mudanças hormonais do corpo da mulher. Por conta do desenvolvimento do bebê, o corpo precisa se adaptar. A produção hormonal aumenta, para dar conta das necessidades de mamãe e neném. Consequentemente, o pâncreas também acaba produzindo mais insulina.

Diabetes

Contudo, em alguns casos o órgão não faz esse aumento. Isso acaba fazendo com que a glicose fique no sangue. Por conta disso, mulheres que desenvolvem a diabetes gestacional tem a gravidez indicada como de alto risco. Isso porque, quando o feto é exposto de forma excessiva a esse hormônio, ele pode ter macrossomia feta, que é o crescimento em excesso. Consequentemente, o parto acaba sendo mais traumático.

Em alguns quadros, o bebê pode até desenvolver a chamada hipoglicemia neonatal. Ela acontece nas primeiras 72 horas depois do nascimento, e precisa ser tratada rapidamente. Além disso, em alguns casos, a diabetes gestacional pode gerar problemas na fase adulta do feto. É normal crianças das quais as mais tiveram o distúrbio, sofram com a obesidade.

Remédios para diabetes

DiabetesNão existe uma cura para a diabetes. O tratamento serve para manter os níveis de insulina e glicose controlados. Assim, o paciente pode viver normalmente. Além da alimentação balanceada e da prática de exercícios, também são indicados alguns medicamentos. Sendo os mais comuns:

  • Azukon MR: ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  • Sinvastatina: faz o controle do colesterol;
  • BetaTrinta: auxilia no tratamento da diabetes mellitus
  • Meticorten: indicado para o tratamento de doenças do sangue;
  • Cinarizina: inibe a contração de células;
  • Cloridrato De Metformina: funciona como agente antidiabético;
  • Glifage: diminui o nível de glicose no sangue;
  • Genfibrozila: regulador de lípides;
  • Gliclazida: ajuda o pâncreas a produzir e liberar a quantidade certa de insulina;
  • Insulina: hormônio sintético que irá liberar a glicose para as células.

É muito importante ressaltar que, em hipótese nenhuma, você deve usar esses medicamentos sem orientação médica. Todos eles só podem ser ingeridos sob a prescrição de um profissional. Caso você desconfie que tenha diabetes, procure imediatamente um especialista.

Apenas ele poderá realizar o diagnóstico adequado e indicar o melhor tratamento. A ingestão desses medicamentos sem orientação médica pode desencadear uma série de problemas no organismo. Em alguns casos, pode até mesmo piorar o quadro geral do paciente.

Agora que você já sabe o que é diabetes, fique atento aos sinais. Lembre-se que essa doença, apesar de não ter cura, pode ser tratada. Assim, você terá uma vida completamente normal. A melhorar maneira de se combater essa doença é com a prevenção. Por isso, mantenha sempre hábitos saudáveis.

Pratique exercícios, tenha uma alimentação balanceada, evite vícios como o tabagismo e alcoolismo, não se estresse. Tudo isso irá contribuir não só para evitar o distúrbio, como, também, para melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, a qualquer sinal de diabetes procure um médico imediatamente. Ele irá realizar todos os exames necessários para fazer um diagnóstico completo.

Muito obrigado pela sua leitura. Se você quer mais dicas de como ter uma vida saudável, aproveite para conferir o artigo “Chá verde: a bebida da qualidade de vida”.

DIABETES – Tipo 2 , Sintomas , Mellitus , Tratamento → (CONFIRA)
5 (100%) 1 vote

LEIA TAMBÉM:

Deixe um Comentário