PRESSÃO ALTA – Sintomas, Remédio, Chá → (COMO BAIXAR)

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que muitas vezes não manifesta sintomas, podendo dificultar um diagnostico por parte do médico. A doença se dá quando a pessoa com mais de 18 anos possui pressão arterial maior do que 140 x 90 mmHg ou 14 por 9.

De acordo com a Sociedade Brasileira de hipertensão, cerca de 25% da população sofre desse mal. É mais comum acontecer em pessoas com mais de 60 anos de idade, mas também pode acontecer nos mais jovens. A pressão alta costuma surgir de forma hereditária.

Quando ela não é devidamente tratada, a pressão alta pode causar vários outros problemas como infarto, derrame, insuficiência renal entre outros. Se você sofre de pressão alta, confira o que pode ser a causa, quais os remédios deve tomar, as formas de diminuir a pressão e tudo mais sobre o assunto que você precisa saber.

O que causa Pressão Alta?

Os principais fatores que podem causar essa doença que não tem cura são o excesso de peso, hábitos de vida pouco saudáveis, alimentação rica em sal, falta de atividade física e fatores genéticos.

Pressão Alta

Existem 4 tipos de hipertensão, classificados de acordo com a variação da gravidade. São eles:

  • Normotensos – Pressão menores ou iguais a 12 por 8;
  • Pré-hipertensos – Pressão entre 12 por 8 e 13 por 9;
  • Hipertensos Grau I – Pressão entre 14 por 9 e 15 por 9;
  • Hipertensos Grau II – Pressão maior ou igual a 16 por 10.

Para você saber se sua alta pressão será necessário aferi-la por meio de um aparelho específico. Essa é a única maneira de você saber se ela está realmente alta ou não. Pessoas que tem problemas de hipertensão devem ter esse aparelho em casa para medir regularmente. Assim, não precisará ir ao hospital toda vez que estiver na dúvida.


Confira também:


Sintomas de Pressão Alta

Como a pressão alta é uma doença silenciosa, ela não costuma manifestar os sintomas em todos os pacientes. Geralmente acontece apenas quando o caso já está em uma situação mais grave. Dentre os sintomas da pressão alta, os mais comuns são:

  • Dor no peito;
  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão embaçada;
  • Dor na nuca.

Caso você comece a sentir alguns desses sintomas pressão alta com frequência, você deverá ir ao médico para que ele faça uma avaliação. É normal que a pressão arterial aumente em algumas situações.

Então, em caso de susto, noite mal dormida, após uma atividade física ou uma discussão ela pode aumentar momentaneamente, mas isso não quer dizer que é um problema de saúde.

Pressão Alta na gravidez

Pressão AltaA pressão alta na gravidez está cada vez mais comum e mesmo as mulheres que não tinham a doença antes, pode adquirir no período da gestação. As causas de pressão alta na gravidez estão relacionadas com a má alimentação ou com má formação da placenta.

Independente da causa,a mulher que é diagnosticada com pressão alta na gravidez precisa ter uma série de cuidados pois a gestação é considerada de alto risco.  A pressão alta na gravidez pode ser perigosa pois é bem provável que desenvolva a pré-eclâmpsia que pode provocar um aborto espontâneo.

Os cuidados tem quer ser redobrados, incluindo uma alimentação balanceada com o mínimo de sal, remédios para controle da pressão alta e exercícios físicos. É indispensável o acompanhamento com os médicos especialistas no período da gestação.

Remédios para Pressão Alta

Pressão AltaComo a hipertensão não tem cura, o que resta a ser feito é controlar a pressão, mantendo-a sempre mais baixa. Antes de começar a tomar o remédio, é ideal que você vá a um cardiologista para que ele te dê o diagnostico correto.

Normalmente, no início ele vai indicar a redução de sal e a prática de exercícios físicos. Porém, se mesmo assim a pressão alta sintomas continuar, ele irá te indicar alguns medicamentos. Os principais deles são:


Diuréticos – São aqueles medicamentos que atuam no rim, aumentando a eliminação de água e sal através da urina. Com isso, ajudam também a reduzir o inchaço abdominal. São exemplos de remédio o Indapamida, Espironolactona e Hidroclorotiazida.


Vasos dilatadores – Esses medicamentos relaxam as artérias e veias do organismo e podem ser utilizados juntamente com outro remédio anti-hipertensão. Ele é utilizado para controlar casos mais difíceis. São exemplos deste medicamento o Monixidil e a Hidralazina.


Bloqueadores dos canais de cálcio – Esse tipo de medicamento dilata os vasos sanguíneos. São exemplos a Amlodipina, Nicardipina, Nifedipina e Verapamil.


Inibidores da enzima conversora da angiotensina – Esses medicamentos são muito utilizados em casos de pressão alta, pois impede a produção de angiotensina, um hormônio que causa o aumento da pressão. Os mais utilizados são o Lisinopril, o Captopril, Enalapril e Ramipril. Em alguns pacientes, pode ocorrer tosse secas devido a uso regular desse medicamento. Existem também aqueles remédios que impedem o efeito do hormônio, como é o caso do Losartana, Valsartana, Termisartana e Candesartana.


Beta bloqueadores – Esses medicamentos fazem parte do grupo que além de ajudar a pressão também colaboram para a diminuição da frequência cardíaca. Eles são bem indicados para pacientes mais jovens, por terem frequência cardíaca mais elevada. Os mais utilizados sçao Atenolol, Propranolo, Carvedilol, Nebivolol e Metoprolol.


Alguns desses medicamentos podem causar efeitos colaterais como retenção de líquido, tonturas, dores de cabeça, alterações na frequência cardíaca, náuseas, vômito, impotência ou sudorese.

Se você estiver fazendo o uso de qualquer um desses medicamentos e notar qualquer um desses efeitos, um médico deve ser consultado para avaliar se será necessário diminuir a dose ou até mesmo troca-lo por outro. Esses remédios não engordam, mas podem causar certo inchaço. Por isso, as vezes os cardiologistas recomendam o uso de diuréticos.

Chá para pressão alta

A natureza tem uma variedade de riquezas de plantas, raízes, ervas e frutos, o que a torna aliada para nossa saúde. Por isso, existem muitos remédio caseiro para pressão alta que podem ajudar no controle da doença. Há 3 chá para pressão alta muito famosos que são imbatíveis.

Conheça cada um deles:


Pressão Alta1. Chá de alho

  • De 2 a 3 dentes de alho;
  • 2 copos de água;
  • Sumo de 1/3 de limão;
  • Mel para adoçar (se quiser).

Modo de preparo: esmague os dentes de alho e depois os coloque na panela juntamente com 2 copos de água e leve ao fogo. Deixe ferver e quando chegar no ponto de ebulição baixe o fogo, deixando cozinhar por 15 minutos. Depois, acrescente o sumo do limão e o mel e mexa bastante. Sirva logo em seguida. Tome o chá 3 vezes ao dia.


Pressão Alta2. Cha de Embaúba

  • 3 colheres de folhas de Embaúba, incluindo o talo;
  • 1 litro de água;
  • Sumo de ½ limão;
  • Mel a gosto (se quiser).

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a água e a embaúba e deixe ferver por 3 minutos. Depois desligue o fogo e acrescente o sumo do limão. Pronto. Agora é só servir em uma xícara e adoçar com mel a gosto. Tome esse já três vezes ao dia.


Pressão Alta3. Chá de erva cidreira

  • Gotas de sumo de limão;
  • 30 g das folhas e flores da erva cidreira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: Coloque água em uma panela e deixe ferver. Depois desligue o fogo e acrescente as flores e folhas da erva cidreira. Tampe a panela e deixe abafando por cerca de 12 minutos. Em seguida coe a erva e adicione limão na hora que for tomar. Você deve tomar esse chá três vezes ao dia, em uma xícara pequena.


Controlar a pressão alta é muito importante, pois pode vir a causar problemas sérios caso seus níveis estejam elevados. Por isso, vá ao médico e tome os medicamentos de forma correta e diariamente. Os chás vão ajudar a manter o nível baixo, então é importante que sejam ingeridos todos os dias. Procure alterna-los durante a semana.

A pressão alta é muito perigosa, por isso você deve evitar o consumo de sal e praticar exercícios sempre que possível. Cuide da sua saúde. Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Obrigada pela Leitura!

PRESSÃO ALTA – Sintomas, Remédio, Chá → (COMO BAIXAR)
4.8 (96%) 10 votes

LEIA TAMBÉM:

Deixe um Comentário